O I Fórum de Assessoria Técnica Popular do Nordeste, aconteceu em fevereiro na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), em Recife. O fórum contou com contribuições de diferentes agentes de várias áreas do conhecimento, entre elas: arquitetura, urbanismo, direito, artes, ofícios tradicionais, culturas populares, geografia e ciências sociais.
Como parte das atividades de extensão e pesquisa, o Grupo Diálogos apresentou o trabalho “Rede DLIS do Grande Bom Jardim e Diálogos Urbanos/UNILAB: assessoria acadêmica a movimentos sociais, questões teórico-empíricas”, que teve como tema os processos de assessoria que a equipe vem realizando no Território do Grande Bom Jardim em Fortaleza, mais especificamente na Rede de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável do Grande Bom Jardim (Rede DLIS do GBJ), que agrega coletivos e entidades da sociedade civil.
Na ocasião, 5 pessoas do Grupo Diálogos (incluso o coordenador professor Eduardo Machado) participaram do evento entre os dias 06 e 09 de fevereiro. A assessoria acadêmica aos movimentos sociais foi pautada no arcabouço teórico e metodológico da educação popular, baseada especialmente nos trabalhos realizados de Paulo Freire. Em sua trajetória, o Diálogos analisou os diversos movimentos de ensino aprendizagem e as dinâmicas dos movimentos sociais, buscando articular teoria e prática, assumindo uma perspectiva dialógica, contextualizada e participativa na reconstrução de saberes, de modo a intervir na realidade dos territórios. Trata-se de uma metodologia que se re/constrói coletivamente sem caráter hierarquizado.
Confira o trabalho apresentado aqui