Diálogos lança Site na comemoração dos cinco anos de atuação

Em comemoração aos cinco anos de atuação, o Grupo Diálogos de Extensão e Pesquisas Interdisciplinares lança o SITE DIÁLOGOS que tem como principal objetivo o fortalecimento da comunicação em um espaço aberto/democrático, possibilitando a divulgação das ações do grupo e de seus parceiros, bem como a veiculação de temas importantes para sociedade acadêmica, civil e política, além de se propor como espaço para a constituição de parcerias, articulações e construções coletivas.

O Grupo Diálogos Urbanos de Extensão e Pesquisas Interdisciplinares, ou apenas Diálogos, surge em 2015, a princípio denominado como Grupo Interdisciplinar de Extensão e Pesquisas Urbanas (GIPU). Desde então, o Grupo vem executando projetos de extensão e pesquisa, integrando ações variadas, entrelaçando vieses extensionistas, educacionais e de pesquisa. Nessas ações, têm como vetores essenciais o caráter participativo, a autorreflexão continuada, a construção coletiva e a contestação às estruturas, processualidades e dinâmicas colonialistas e capitalistas. As ações envolvem: palestras, seminários, rodas de conversas, ciclos de debates, oficinas, cursos, intercâmbios, grupos de estudo, audiências públicas, assessoria a movimento sociais, relatórios técnicos, web conferências, lives, além dos trabalhos de campo inerentes aos projetos de pesquisa e extensão, com uma significativa produção acadêmica.

Os processos e projetos formulados e executados articulam variadas temáticas que perpassam o direito à cidade, contribuindo com a circulação e a difusão de diferentes epistemologias, teorias e práticas, buscando agregar agentes da sociedade civil, política e acadêmica, através de ações de educação, extensão e pesquisa. Como parte da atuação do Grupo, já foram finalizadas quatro edições do projeto de extensão, com a quinta estando atualmente em execução:

  • 2015/2016 – Diálogos Urbanos: direito à cidade, espaços e esferas públicas urbanas no Maciço de Baturité – acesse o caderno de ações do projeto
  • 2017 – Diálogos Urbanos: direito à cidade, educação e mobilização social no Maciço de Baturité – acesse o caderno de ações do projeto
  • 2018 – Diálogos Urbanos: Direito à Cidade, Democracia e Tecnologias Sociais e Políticas Inovadoras – acesse o caderno de ações do projeto
  • 2019 – Diálogos Urbanos, Direito à Cidade e Assessoria Acadêmica – acesse o caderno de ações do projeto
  • 2020 – Diálogos Urbanos, direito à cidade e fazer a cidade (5ºedição) – acesse o caderno de ações do projeto
Fonte: Acervo Diálogos

Em 2017 o Grupo alterou o nome, de GIPU para Diálogos Urbanos de Extensão e Pesquisas Interdisciplinares (DIÁLOGOS URBANOS), mantendo o foco no fazer e viver a cidade. Atualmente, com a agregação de outras pessoas e o alargamento do escopo de atuação, o grupo passa agora a se chamar DIÁLOGOS. O direito à cidade continua como tema central, e a cada nova edição outras temáticas e abordagens metodológicas, teóricas e empíricas vão sendo incorporadas.

Ao longo de sua trajetória o Diálogos tem contribuído na produção e disseminação de processos de ensino e aprendizagem, assim como na partilha de saberes e experiências. O que tem se apresentado através da constituição de diversas parcerias internas e externas à universidade, que têm impactado de forma significativa o desenvolvimento das ações.

Para saber mais sobre o grupo você pode acessar o Portfólio Diálogos em construção.

3 comentários

    1. Parabéns, Diálogos Urbano!
      Dedicação, trabalho duro, inteligência, humildade… vos carateriza nesse processo de construção coletiva, marcada pela busca incessante das mais variáveis conhecimento, hora subjugado, subalternizado… mas que o vosso grupo soube ir atrás com metodologias científica para resgatar e sistematizar o modo de organização de vida do Povo índio, africano…
      Orgulha-me, ver o grupo assumindo o verdadeiro rosto da nossa querida UNILAB em termos de realização de eventos acadêmicos, realização de várias pesquisas na Redenção e Acarape. Portanto, Diálogos Urbano hoje, é uma lógica da verdade, de progresso, de crescimento… Outrossim, o grupo apresenta a ideia da integração, como ideais fundante na UNILAB em todos os sentidos do ponto de vista de sua aplicabilidade. Quando se olha para a estrutura do grupo, lá se encontra: africano, brasileiro, mulher, homem… todos engajados em crescer juntos, nos ritmos e ambição de querer fazer mais e mais. Parabéns! 🇧🇷🇬🇼📚✍🏿👏🏿👉🏿André Lopes Júnior Có

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *