No dia 3 de setembro de 2020, em Live realizada na página do Facebook do Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS), foi lançada a publicação: Informe DH, Volume 1, Número 1 – VIOLAÇÕES DE DIREITOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NA PERIFERIA DE FORTALEZA – O CASO DO GRANDE BOM JARDIM. A live contou com a participação de:
Lúcia Albuquerque, assistente social, coordenadora executiva do CDVHS; Ana Maria de Freitas, assistente social e uma das autoras do Informe; Eduardo Machado, professor da Unilab, um dos coordenadores do estudo; Paulo César Carbonari, professor de filosofia e coordenador do Movimento Nacional de Direitos Humanos Brasil.
O Informe DH busca registrar as memórias, evidenciar agravamentos das violações de direitos humanos potencializados pela pandemia Covid-19 e apresentar as ações desenvolvidas pelo movimento comunitário-popular do Grande Bom Jardim, articulando diferentes agentes da sociedade civil organizada local, no enfrentamento à pandemia.
A publicação é uma iniciativa do Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza, através da Escola Popular de Educação em Direitos Humanos e foi coordenado por Caio Feitosa (CDVHS) e Eduardo Machado (professor da UNILAB e um dos coordenadores do Diálogos Urbanos). O Volume 1, Número 1 do Informe Direitos Humanos apresenta dois textos:
- O difícil contexto da pandemia no Brasil, no Ceará e em Fortaleza e suas implicações para as periferias. Autores: Adriano Paulino de Almeida, Eduardo Gomes Machado e Rogério da Costa Araújo
- Esperanças – solidariedade e fraternidade pelas periferias. Autores: Ana Maria de Freitas, Caio Anderson Feitosa Carlos
Acesse aqui o Informe DH: