Entre os meses de setembro e outubro acontece a Oficina “Corpos e Tecnologias na Contemporaneidade em Tempos de Pandemia”. A Oficina mobiliza a turma da disciplina “Corpo e Política”, ministrada pela professora Anne Sophie, vice coordenadora do Diálogos e conta com a participação do coreógrafo e artista visual Anderson Carvalho, fundador da empresa de arte Anderson Carvalho Dance & Choreography, na Holanda (Link) e coreógrafo no projeto social Dance For All, na África do Sul. Esses dias, Anderson Carvalho está na Coreia do Sul. Foi escolhido como primeiro jurado brasileiro a ser convidado para presidir o júri de um dos maiores concursos internacionais de dança contemporânea: Korea International Contemporary Dance Competition 2020.
A oficina “Corpos e Tecnologias na Contemporaneidade em Tempos de Pandemia” envolve 10 alunos que participam de experimentações audiovisuais para refletir sobre políticas do corpo em tempos de pandemia. Neste processo, a experiência das aulas remotas e de todas as atividades acadêmicas online se transformam em material artístico possibilitando novas metodologias de ensino e aprendizagem para pensar a relação do nosso corpo e ser sensível com as tecnologias digitais contemporâneas.
Na base das leituras e debates, os alunos produzem mini vídeos e áudios compartilhados com o artista e o resto da turma pelo Whatsapp. Assim, as trocas constantes fazem do processo de criação participativo uma experiência na qual conceitos e teorias sociológicas se tornam material artístico para construir olhares críticos e criativos sobre o mundo atual.
Em entrevista ao “O povo” (publicada no 23 de setembro de 2020), Anderson relata o trabalho realizado em parceria com alunos da Unilab e com a mediação da Professora Anne Sophie: “Hoje, um dos meus trabalhos de vídeo está sendo estudado por alunos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção, e estou trabalhando à distância com eles, criando um vídeo arte sobre políticas do corpo. A universidade se interessou de usar um dos meus trabalhos, chamado “O Salto”, que fala sobre a minha trajetória da favela até a Europa e se tornou material de estudo”. (https://www.opovo.com.br/noticias/fortaleza/2020/09/23/cearense-e-primeiro-jurado-brasileiro-de-um-dos-maiores-concursos-de-danca-contemporanea-da-asia.html)
Sobre Anderson Carvalho
Anderson Carvalho é brasileiro, Artista performático, dançarino e coreógrafo holandês nascido e criado na periferia de Fortaleza, Brasil e é engajado com/para as questões sociais. Atualmente morando na Holanda.
Anderson é formado em dança pela EDISCA. Fez especialização em Ballet e Dança Contemporânea na Universidade da Cidade do Cabo. Possui mestrado em coreografia pela CODARTS University of Arts e Fontys University na Holanda.
Para saber mais sobre Anderson Carvalho visite o Site do artista clicando na imagem abaixo: