O grupo Diálogos ao longo de sua trajetória tem desenvolvido diversas ações, fruto disto é uma significativa produção acadêmica em formatos variados, envolvendo reflexões sobre temas distintos e abordando teorias, epistemologias, metodologias, práticas e experiências que articulam e se entrelaçam ao ensino, pesquisa e extensão. Confira abaixo nossas produções:
Artigos acadêmicos:
Os desafios de construção das políticas culturais na Guiné-Bissau: questões preliminares
Estudantes da educação superior e situações urbanas cotidianas em pequenas cidades interiorana: o caso de Redenção e Acarape
Estágio na formação à docência e na dinamização da sala de aula no ensino médio
Marcas do tempo que desafia as nações da experiência colonial na América Latina
Sketches Urbanos em pequenas cidades no nordeste brasileiro
Mulheres africanas em um campo universitário urbano no Brasil
Extensão, juventudes e movimentos sociais: diálogos e experiências partilhadas
Dialogando na escola: uma experiência educacional no ensino médio em contexto de pandemia
Juventudes e Ocupações Criativas em Pequenas Cidades: Percepções a Partir de Territórios Urbanos de Redenção e Acarape, Ceará
Diálogos na Escola, Caixa de Memórias: uma experiência extensionista no ensino fundamental II
Caminhadas, Nomes e Juventudes: Indiciando Hegemonias e Resistências em Pequenas Cidades no Nordeste do Brasil
Para além da pandemia e das desigualdades, o axé como utopia urbana em pequenas cidades
Cidades, Juventudes e Conflitos Urbanos: questões teórico-empíricas a partir de Redenção e Acarape
Cartografar pequenas cidades no nordeste brasileiro, caminhos percorridos.
Periferias urbanas, redes locais e movimentos sociais em fortaleza, Ceará
Urbanização e os desafios à política urbana em pequenas cidades: o caso de Redenção, Ceará, no contexto de implantação da UNILAB.
Extensão Universitária, Planejamento Urbano e Democracia na Elaboração de um Plano Diretor Participativo no Semiárido Nordestino
Desigualdades e segregações socioespaciais em Fortaleza, Brasil: uma análise a partir da Praia do Futuro.
Lutas políticas, disposições e transações sociais em microcampos bancários.
Trabalhos apresentados em eventos:
Mãos de Cilda, nossas mãos: crochetando e debatendo com mulheres
Pequenas Cidades e Escola na Região do Maciço de Baturité
Cartografia Social e Ensino Médio na Região do Maciço de Baturité
Inventariando Memórias de Lideranças Populares em Periferias Urbanas: resultados finais
Diálogos Urbanos, Direito à Cidade e Fazer a Cidade (5ª Edição)
Rede DLIS do Grande Bom Jardim e Diálogos Urbanos/
UNILAB: assessoria acadêmica a movimentos sociais, questões
teórico-empíricas
Fazer a Cidade e Direito a Cidade em Redenção: Implicações do Mercado Imobiliário para Estudantes Universitários
DIÁLOGOS URBANOS: Direito à cidade, educação e mobilização social no Maciço de Baturité, Ceará
DIÁLOGOS URBANOS: Direito à cidade, espaços e esferas públicas urbanas no Maciço de Baturité, Ceará
A pesquisa perfil da Rede DLIS do GBJ
DIÁLOGOS URBANOS: DIREITO À CIDADE, DEMOCRACIA E TECNOLOGIAS SOCIAIS E POLÍTICAS INOVADORAS
ESTUDANTES, FAZER A CIDADE E DIREITO À CIDADE: Desafios estudantis em Redenção
DIÁLOGOS URBANOS, DIREITO À CIDADE E ASSESSORIA ACADÊMICA
CURSO DE FORTALECIMENTO POLÍTICO DE MULHERES: UMA EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NO INTERIOR DO CEARÁ
Juventudes e Redenção: A cidade, a assistência estudantil e as territorializações emergentes
Territorialidades Emergentes em Redenção: Os Estudantes e a Praça do Obelisco
Territorialização e Democratização na Assistência Estudantil da Unilab
Construções de Desafios da Pesquisa Urbana em Territórios Periféricos de Pequenas Cidades: O Caso de Boa Fé e Prourb em Redencão-Ce
Uma experiência participativa na pesquisa urbana em Redenção e em Acarape: as oficinas de construção de mapas participativos
Difusão de conhecimento científico e metodologias participativas de pesquisa: curso de formação de pesquisadores urbanos e oficina de mapas participativos
Construções e desafios da pesquisa de campo no centro principal e franja periurbana em Redenção
O curso de formação de pesquisadores urbanos do Diálogos Urbanos: conhecendo cidades, formando pesquisadores e difundindo conhecimentos científicos
A UNIVERSIDADE, A ESCOLA E CIDADE: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA URBANA NO ENSINO MÉDIO.
DESAFIOS DA EXTENSÃO ACADÊMICA EM PARCERIA COM OS MOVIMENTOS SOCIAIS: INDÍCIOS A PARTIR DA ATUAÇÃO DO DIÁLOGOS URBANOS NO GBJ
INVENTARIANDO MEMÓRIAS DE LIDERANÇAS POPULARES EM PERIFERIAS URBANAS: UMA EXPERIÊNCIA PARTICIPATIVA NO GRANDE BOM JARDIM
QUEM É ESSE?
Estudantes, Direitos e Territórios Urbanos no Maciço de Baturité: Uma Experiência de Territorialização e Democratização na Assistência Estudantil da Unilab
Diálogos Urbanos, Direito à Cidade e Assessoria Acadêmica
Livros – Capítulos:
Pesquisa e Desenvolvimento: Desafios e oportunidades em Ciência, Tecnologia e Engenharia.
Descentralização política e tensões democráticas em Cabo Verde: desafios e questões teórico-empíricas. In: Travessias cognitivas: Áfricas reveladas. V.1.
Produção Discente Na Unilab: um balanço crítico dos trabalhos de conclusão de curso dos egressos guineenses do Bacharelado em Humanidades – CE (2014-2017). In: Travessias cognitivas: Áfricas reveladas. v. 2.
Desafios da intervenção acadêmica no planejamento urbano: diálogos sociológicos com a educação popular em Paulo Freire. In: Elaine Ferreira Rezende de Oliveira; Larissa Oliveira e Gabarra; Leandro de Proença Lopes. (Org.). Construindo pontes: Paulo Freire entre saberes, projetos e continentes. 1ed
Observação participante, educação popular e pesquisa-ação no Grande Bom Jardim. In: Experiências em ensino, pesquisa e extensão na Unilab: caminhos e perspectivas.
Diálogos urbanos, direito a cidade e esferas públicas urbanas: uma experiência de extensão universitária no Maciço de Baturité, Ceará, Brasil. In: SILVA, Geranilde Costa e; OLIVEIRA, Evaldo Ribeiro; SOUSA, Leilane Barbosa de; LANGA, Ercílio Neves Brandão. (Org.). Ensino, pesquisa e extensão na Unilab – caminhos e perspectivas.
O difícil contexto da pandemia no Brasil, no Ceará e em Fortaleza e suas implicações para as periferias.
Livros publicados/organizados
Informe DH, Nº 2
CARLOS, C. A. F. (Org.) ; MACHADO, EDUARDO GOMES (Org.) . Violações de direitos no contexto da pandemia da Covid-19 na periferia de Fortaleza: o caso do Grande Bom Jardim. 1. ed. Fortaleza: Centro de Defesa da Vida Herbert de Sousa, 2020. v. 1. 55p .
Outras produções:
Percepções de discentes sobre o Bacharelado em Humanidades (BHU) da UNILAB no Ceará.
Memórias do cotidiano urbano em Redenção e em Acarape – Exposição virtual – Sketches Urbanos
Dossiê Nacional “As Metrópoles e a Covid-19”, Volume II.
2ª edição revisada do relatório técnico-participativo: A pandemia da Covid-19 no Grande Bom Jardim: Diálogo entre o mapa comunitário de pontos de aglomeração e de casos e os mapas da vigilância epidemiológica municipal de Fortaleza
A pandemia da Covid-19 no Grande Bom Jardim: Diálogo entre o Mapa Comunitário de Pontos de Aglomeração e de Casos e os Mapas da Vigilância Epidemiológica Municipal de Fortaleza
Relatório Mapa Participativo da Covid-19 no Grande Bom Jardim: Leitura Comunitária de Pontos de Aglomeração e de Casos. 2021
COVID-19 EM REDENÇÃO, CEARÁ: SISTEMATIZAÇÃO E ANÁLISE DE DADOS, MARÇO A JUNHO DE 2020
Pesquisa COVID-19: Estudantes da UNILAB no Ceará: Relatório Volume I
Pesquisa COVID-19: Estudantes da UNILAB no Ceará: Relatório Volume II.
Pesquisa COVID-19: Estudantes da UNILAB no Ceará: Relatório Volume III.
Mapeamento das Áreas e Populações Mais Vulneráveis à COVID-19 em Redenção
PERFIL DA REDE DE DESENVOLVIMENTO LOCAL, INTEGRADO E
SUSTENTÁVEL DO GRANDE BOM JARDIM (REDE DLIS DO GBJ