Salvaguarda da Capoeira

A Superintendência Regional do IPHAN do Ceará, em conjunto com a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia afro-brasileira, estabeleceu o acordo de cooperação nº 9/2017 que tem como finalidade poiar o processo de Salvaguarda da capoeira no Ceará, conforme a cláusula que compõe o documento do acordo:

“Constitui-se objeto do presente Acordo de Cooperação Técnica (ACT) a cooperação técnica, cientifica e cultural entre os participes, visando ao desenvolvimento e execução de ações de preservação do patrimônio cultural imaterial, especificamente o processo de Salvaguarda do Ofício de Mestre e da Roda de Capoeira no estado do Ceará, bens culturais registrados como Patrimônio Cultural do Brasil pelo IPHAN”.

(Clausula primeira do acordo de cooperação)

O acordo realizado em 2017, em representação da UNILAB, tem a coordenação do prof. Ricardo Nascimento e como substituto o prof. Eduardo Machado. As tarefas que concernem a UNILAB consistem no acompanhamento técnico do processo e, na viabilização de pesquisas e estudos que subsidiem a construção de uma narrativa histórica sobre a capoeira cearense.

A página Salvaguarda da capoeira do Ceará é uma iniciativa do Grupo Diálogos Urbanos de extensão e pesquisas interdisciplinares, e que tem por finalidade facilitar a veiculação de informações sobre o processo de salvaguarda, dando a conhecer as inciativas da UNILAB e de outros parceiros.


Para acessar o acordo de cooperação CLIQUE AQUI!.

Para ver as matérias deste projeto CLIQUE AQUI!